segunda-feira, 21 de junho de 2010

Segundas impressões sobre a Copa

Agora que terminou a segunda rodada da Copa já dá pra ter uma visão mais clara do que cada seleção é e do que elas podem fazer. Até agora a Copa demonstrou um predomínio sul-americano impressionante (embora, previsível - basta ver minhas apostas para as semifinais: Brasil x Uruguai; Alemanha X Chile). O Tostão hoje no Bate-Bola (da ESPN) falou uma coisa legal e que eu acho que se aplica a muita gente que fez a análise dos times para a Copa e colocava seleções como Espanha, Inglaterra e Itália como favoritas. Para ele, as pessoas vêem os grandes times europeus e acham que as seleções deles também devem ser grandes, se esquecem, no entanto, que uns poucos times monopolizam a maior parte dos grandes jogadores, logo, são mesmo fortes. Ainda segundo Tostão, se houvesse um jogo dos grandes times europeus contra as seleções européias, com certeza, os times venceriam (isso provavelmente não ocorreria com seleções como Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai). Ele ainda brincou dizendo que se a Colômbia estivesse na Copa também seria lider de seu grupo, lembrando da liderança dos 5 sul-americanos).

Sobre os times especificamente:

O Uruguai demonstrou, finalmente, contra a África do Sul o futebol que eu esperava deles, se continuar desse jeito pode ir longe, mesmo que, por uma fatalidade, pegue a Argentina nas oitavas.

A Argentina, com a saída do Verón, ganhou em marcação e aliviou um pouco a barra do Mascherano, mas continua com uma defesa muito abaixo da média.

Holanda, Espanha e Inglaterra são, para mim, fogo de palha. Os três precisam ser mais incisivos (a Espanha melhorou um pouco com a saída do Iniesta - um jogador supervalorizado - e com a entrada de Jesus Navas, ah, até agora um Fernando Torres irreconhecível, embora sempre tivesse achado que ele não é tudo isso). A Holanda com a entrada do Roben pode ser mais aguda, a Inglaterra (ao que me parece) sofre de um problema semelhante ao da França, com rachas no elenco e coisa e tal, além disso, o Capelo quer fazer dela um time com pontas rápidos, quando devia fazer um time firme na defesa e com posse de bola, dando liberdade para Gerrard e Lampard comandarem o time (com aqueles atacantes o Crouch tem lugar garantido como o cara para fazer a parede para Gerrard e Lampard chegarem de trás chutando)

Brasil, cresce quando joga com times mais fortes, é o maior candidato ao título.

Alemanha, mesmo com a derrota mostra-se bastante forte. Com um jogador a menos (muito mal expulsado) eles pressionaram a Sérvia (que alguns diziam que poderia ser uma das surpresas da Copa, mais especificamente: Caio e Falcão) e por pouco não empataram e viraram. Mas mostram-se um pouco instáveis, talvez devido a ter muitos moleques.

Itália, tem um time horroroso, e uma vergonha o cara não ter convocado o Totti (e olha que eu não gosto dele) e deixar o Di Natali na reserva!!! E WTF é aquele Camoranesi, fraquíssimo...

Pro Chile falta ainda um artilheiro, eles têm que torcer pro Suazo se recuperar urgentemente!!!

O Paraguai vai bem, principalmente defensivamente, mas sente falta (quem diria?) do Cabañas (os flamenguistas lembram bem dele!!!). O contra-ataque sem ele não é a mesma coisa.

Reavaliando, quais podem ser os confrontos das oitavas: Uruguai x Coréia do Sul; Argentina x México; Inglaterra x Sérvia; Alemanha x EUA; Holanda x Itália; Paraguai x Dinamarca; Brasil x Suíça; Chile x Portugal.

Se for isso, o jogo do Brasil vai ser bastante difícil, mas "passável". O Uruguai se deu bem! A Argentina vai ter dificuldade. A Sérvia ganha um alento. A Alemanha vai passar sufoco. O Paraguai não deu muita sorte, mas pode passar. Portugal e Chile vai ser equilibrado, mas acho que o Loco Bielsa vai fazer a diferença. Quando se confirmar o enchaveamento volto a comentar...

p.s.: hoje faz 40 anos que o Brasil ganhou a Copa de 70, simpático, né? O povo fala muito de Pelé, Tostão, Gerson, Rivelino, mas dos jogos que eu assisti o melhor sempre era o Jairzinho!!!

3 comentários:

  1. Não vi o jogo de hoje entre Portugal e Coréia do Norte, mas, pra vc, o 7x0 foi efeito da péssima atuação da Coréia, da PERFEITA atuação de Portugal ou "apenas" sorte dos nossos amigos europeus? (isso tá parecendo pergunta do "Fala que eu te escuto" auhuauhaua)

    ResponderExcluir
  2. Hahahaaha, verdade, Flá!
    Eu concordo com a maioria das coisas que vc disse e se discordo de alguma coisa, não lembro agora.
    E super apóio o que vc disse sobre o Jairzinho, ele era o melhor!!!!
    Eu sei que a pergunta ão foi pra mim, mas vou dar minha opinião, Flá... eu acho que foi pq a Coréia perdeu o respeito, achou que podia sair pra jogar e esqueceu que tinha um time muito mais forte que eles do outro lado do campo, se tivessem jogado como jogaram contra o Brasil, dificilmente teriam tomado um gol, eu acho...

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia, concordo com a Mirane... Os caras criaram dificuldades para o Brasil e acharam que eram os maiorais, foram para cima de Portugal e tomaram 7, se viessem para cima do Brasil teriam tomado 15 hehehe... Achei totalmente sem noção da parte deles, pois se eles tivessem jogado contra os lusos como jogaram contra nós eles teriam chances reais de conquistar pelo menos 1 pontinho

    ResponderExcluir