domingo, 27 de junho de 2010

Árbitros

Hoje foi um dia muito bom na Copa: Alemanha x Inglaterra, Argentina x México. Podia, é claro, ser melhor. Isso se os juízes não atrapalhassem. Dois erros graves que, talvez, não tivessem mudado os times classificados, mas que dariam outra dinâmica aos jogos. Um de cada vez:

No jogo Alemanha x Inglaterra o gol (mal) anulado da Inglaterra (seria o 2x2) é, segundo meu ponto de vista, menos grave do que o do outro jogo. O motivo é obvio. Vem no sentido de "reparar" um erro histórico em Copas do Mundo (o gol validado da Inglaterra contra a Alemanha em 1966 em que a bola bate nitidamente sobre a linha) que contribuiu para a conquista do único título dos ingleses. Menos grave porque achei um erro isolado. O juiz errou e pronto. Isso não afetou toda sua arbitragem. Chegamos, assim, ao problema.

O erro a favor da Argentina, por outro lado, traz um problema mais grave, pois, conforme vêm demonstrando os canais de televisão, o árbitro ou melhor o bandeirinha teve a chance de reparar o erro quando viu antes de o jogo ser reiniciado que Tevez estava absolutamente impedido (a regra pede que haja dois jogadores adversários entre o indivíduo que vai receber a bola e o gol, nesse lance não havia NEM UM, engraçado esse uso, está correto?). Pois bem, parece que há uma indicação da FIFA (Ferrando Inteiramente o Futebol Arte) de que o juiz não pode corrigir um erro após vê-lo no telão. Isso é um absurdo e cria não uma polêmica, mas uma arbitrariedade grotesca. Explico: quando o juiz sabe que o que ele está fazendo está errado, ou seja, que ele está prejudicando dada equipe e mesmo assim mantém sua opinião, esse erro ganha uma outra dimensão. Isso porque torna-se um erro consciente, ou seja, o árbitro está conscientemente e deliberadamente causando dano a determinado tipo, ele sabe disso e, mesmo assim, o faz. Por isso sou a favor de o México entrar na justiça (comum, não na desportiva) contra o juiz e, conseqüentemente, contra a FIFA. E se a FIFA desligar a Confederação Mexicana de Futebol (espero que seja esse o nome da entidade que organiza o futebol mexicano) melhor ainda, pois, então seria a hora de entrar novamente com ação contra essa entidade e enterrá-la de uma vez por todas...
Voltando ao árbitro da partida, além de ele ter feito essa lambança, ele durante todo o segundo tempo administrou (a palavra é mesmo essa) o jogo para a Argentina na maior cara de pau, foi vergonhoso. Deveria ser proibido que árbitros europeus apitassem jogos entre equipes sulamericanas ou latino-americanas, pois os jogadores daqui fazem esses caras de palhaços.

p.s.: estava torcendo mesmo para o México que, diga-se de passagem, jogava muito melhor do que a Argentina até ser garfado.
p.s.2: esperem só para ver a arbitragem do juiz inglês no jogo entre Brasil e Chile, é só o jogo ser um pouco mais complicado que ele vai ser enrolar todo. Os árbitros ingleses, alemães, italianos, etc. gostam muito de conversar, acham que vão levar o jogo na boa e se ferram. Quer conversa, vai na Hebe!

2 comentários:

  1. Tinha escrito um comentário enorme ontem, só que na hora de postar a net caiu, brochei e não voltei a escrever. Concordo com você em muita coisa, não sei se seria viável abandonar a FiFa, mas do jeito que a arbitragem anda modificando os placares dos jogos está muito difícil. E são coisas que poderiam ser modificadas com um chip, ou uma câmera.

    ResponderExcluir
  2. É.. quer conversa vai na Hebe mesmo!

    ResponderExcluir