segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O desencanto de um ladrão de galinhas



Uma das mais famosas frases de O poderoso chefão é algo do tipo: “quando eu quase estava fora, eles me puxaram para dentro”. Depois do advento do Bom Senso FC a impressão que a tapetada orquestrada pelo Fluminense e pelos cretinos, digo, advogados do STJD atua como um balde de água fria e demonstração de que a banda podre do futebol continua dando as cartas. Novamente um tribunal não fez justiça, coisa que parece, cada vez mais, impossível dada a burocratização desses órgãos ou mesmo o fato de eles atenderem a interesses escusos. Quando se homologa uma injustiça como essa, lembro sempre do episódio do The Mentalist em que o vídeo com o assassino matando uma pessoa é excluído das provas porque o Jane entrou na casa dele e tomou uma xícara de chá. O Jane deveria ser punido, sim, mas deixar um cara que obviamente cometeu o crime (ainda mais assassinato) sair livre não é justiça.
O caso da Portuguesa (eterna prejudicada do futebol brasileiro) lembra, aliás, uma idiossincrasia brasileira. Roberto DaMatta em seu Carnavais, malandros e heróis propõe que no Brasil há uma diferença perniciosa entre as noções de pessoa e indivíduo. A “pessoa” é o sujeito de frases do tipo “sabe com quem você está falando?”, ou seja, aquele que espera e consegue ser tratado de maneira diferente, com reverência, aqueles que dobram a lei e a utilizam sempre em seu proveito. O “indivíduo”, pelo contrário, é aquele que é tratado segundo os rigores da lei. Quanto trata dessa diferenciação, por sua vez, me vem sempre à cabeça uma crônica de Luis Fernando Veríssimo intitulada “A alegria do ladrão de galinhas”. Esse texto tem como pano de fundo a prisão de Daniel Dantas por fraude financeira. Nada, como argumenta Veríssimo, é mais distinto do roubo de galinhas (o cara rouba, é preso, e pronto) do que os esquemas financeiros em que a diferença entre falcatrua e bom negócio são borrados. Esses caras, contudo, dada a falta de nitidez de seus negócios tendem a escapar mesmo depois de golpes milionários.
Aqui, a Portuguesa é como o ladrão de galinhas e, como tal, a espera a letra fria da lei. Já O Fluminense é o Daniel Dantas e os esquemas fraudulentos tendem, sempre, a beneficiá-lo porque recebe, invariavelmente, tratamento diferenciado. Tanto é que, em 2010, num caso semelhante, prevaleceu o bom senso, agora, mais do que a lei, valeu a condição de “pessoa” dos cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário